Você já deve ter ouvido falar de atendimento humanizado, não é? Afinal o que isso significa? Atendimento humanizado é definido como a habilidade dos profissionais da área da saúde ouvir, aconselhar e respeitar as opiniões dos pacientes para que eles tenham um tratamento com dignidade e sucesso, afirma a fisioterapeuta Jéssica Maria Ribeiro Bacha. Neste tipo de conduta o foco e o objetivo do tratamento sempre serão voltados ao paciente.
Um dos principais objetivos deste atendimento é buscar meios para solucionar os problemas em questão, prestar suporte ao doente, familiares e acompanhantes, esclarecendo dúvidas, oferecendo alternativas e buscando a satisfação dos mesmos.
Para que ocorra a humanização é preciso que os profissionais, procedimentos e a estrutura institucional estejam alinhados com o mesmo objetivo e propósito delineados ao paciente.
Estudos mostram que os principais pontos de um atendimento humanizado, são: tratar cada paciente de forma individualizada e única; dispensar atenção e empatia com o caso, a situação; transmitir confiança, segurança e apoio para que o paciente possa ter melhor adesão ao tratamento proposto; esclarecer cada procedimento e conduta a ser aplicada; respeitar a individualidade de cada um (crenças, opiniões, desejos, testamento vital); cumprimentar, chamar pelo nome e escutar o paciente independente do estado que o mesmo se encontra (em coma, acordado ou sonolento); levar informações periódicas ao paciente e ao familiar de forma explícita quanto ao quadro geral e resultados obtidos; atentar se em levar em consideração o estado emocional de todos envolvidos no quadro.
Quando o tratamento é direcionado as reais necessidades do paciente, o atendimento humanizado pode contribuir no processo de cura e de recuperação, gerando maior possibilidade ao paciente responder mais rápido aos procedimentos clínicos e se manter com a saúde mental estável.
Ao precisar de uma equipe de saúde, opte por profissionais que presem por este tipo de conduta clínica, afinal todos merecermos ser tratados com dignidade e respeito. Um dos pilares do “Vigilantes da Memória” é a humanização em todos os procedimentos e serviços oferecidos pela clínica.
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Autora: Jéssica Maria Ribeiro Bacha
- Mestre e Doutoranda em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP;
- Especialista em Gerontologia pelo Instituto Israelita Albert Einstein;
- Membro da Sociedade Brasileira de Gerontotecnologia;
- Membro da Associação Brasileira Fisioterapia Gerontológica;
- Membro do Laboratório de estudo em tecnologia, funcionalidade e envelhecimento da Universidade de São Paulo (LETEFE);
- Docente da pós graduação em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.
Referências Bibliográficas:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política nacional de humanização - documento base para gestores e trabalhadores do SUS. Brasília, DF, 2004.
ORTONA, C. A. Percepção de representantes da imprensa escrita de São Paulo a respeito da humanização dos servidores de saúde. 2010. (Dissertação de Mestrado) - Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, São Paulo.
PESSINI, L. Humanização da dor e sofrimento humanos no contexto hospitalar. Revista Bioética, Brasília, v. 10, n. 2, pp. 51-72, 2002.
PELLEGRINO, E. D.; THOMASMA, D. C. For the patient's good. New York, US: Oxford University Press, 1988.
Chaves EC, Martines WRV. Humanização no Programa Saúde da Família. O Mundo da Saúde – São Paulo, ano 27. 2003;27(2).
https://www.star.med.br/importancia-atendimento-humanizado-na-area-da-saude/
ZUGE EMANOELI. A HUMANIZAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE. Porto Alegre, RS 2012 .