Endereço: Rua Pamplona, n°145, cj.704-705 , Jardim Paulista,

Fale Conosco: (11) 2609-4643

(11) 94941-8374

BLOG LEMBRE E RELEMBRE

É verdade que o córtex pré-frontal só termina de se desenvolver aos 30 anos?

O córtex pré-frontal (área vermelha da figura abaixo) é a região na frente do cérebro, logo atrás da testa, e é uma área do cérebro que passa pelo período mais longo de desenvolvimento. É uma área importante do cérebro para altas funções cognitivas, como o planejamento e a tomada de decisões, e também é uma área-chave para o comportamento social, consciência social, para empatia e compreensão e interação com outras pessoas e vários traços de personalidade, diz a neuropsicóloga Dra. Gislaine Gil.

A professora Sarah-Jayne Blakemore, neurocientista do Instituto de Neurociência Cognitiva da University College London, disse que até cerca de uma década atrás muitos cientistas "presumiam que o cérebro humano parou de se desenvolver na primeira infância", mas pesquisas recentes descobriram que muitas regiões do cérebro continuam a se desenvolver  muito tempo depois.

As varreduras cerebrais mostram que o córtex pré-frontal continua a mudar de estrutura à medida que as pessoas chegam aos 30 e até o final dos 40 anos, o que pode explicar "por que os adultos às vezes agem como adolescentes, ficando de mau humor ou fazendo birras se não conseguirem o que querem, e por que algumas pessoas permanecem socialmente desconfortáveis até que tenham saído da adolescência", acrescenta Blakemore.