Nove em cada 10 pessoas diagnosticadas com demência apresentam sintomas de humor, como depressão, ansiedade, apatia, agitação e irritabilidade ao longo da evolucão da doença.
Alguns sintomas neuropsiquiátricos, como delírios, alucinações e comportamentos ou distúrbios do sono, podem ser mais prevalentes em tipos específicos de demência, como a demência por corpos de Lewy.
O Questionário de Inventário Neuropsiquiátrico é uma ferramenta importante que ajuda os profissionais da saúde a compreenderem as mudanças comportamentais e psicológicas experimentadas pelas pessoas que vivem com demência e que têm dificuldade em fornecer uma descrição confiável dos seus sintomas, assim como fornecer informações sobre o nível de sofrimento experimentado pelos cuidadores.
A incapacidade de gerir perturbações significativas do humor e do comportamento pode levar a estresse e sobrecarga graves para os os familiares, bem como para os prestadores de cuidados de saúde formais em ambientes de cuidados de longa duração.
A educação sobre a demência, combinada com apoio e formação em competências na utilização de estratégias não farmacológicas para gerir sintomas neuropsiquiátricos, precisa se tornar uma prioridade de saúde global para cuidadores, familiares e prestadores de cuidados de saúde formais.
Quer aprender mais?
Acesse nosso curso de capacitação: http://www.vigilantesdamemoria.com.br/cursos/curso-de-estimulacao-cognitiva-para-profissionais
Referência Bibliográfica:
-Relatório Munidial sobre Alzheimer 2022.