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USO DA REALIDADE VIRTUAL NA REABILITAÇÃO

O uso da Realidade Virtual (RV) por meio de Videogames comerciais têm se mostrado como um recurso de prevenção e reabilitação para indivíduos idosos, com doenças neurológicas como: Doença de Parkinson, Acidente Vascular Cerebral e Demências em geral. A RV é um meio de imersão e interação que possibilita a criação de ambientes enriquecidos e individualizados que favorecem a prática de princípios relacionados à aprendizagem motora e à plasticidade neural. O feedback sensorial vivido durante as experiências em mundos virtuais permite que seus usuários se sintam em ambientes reais. 


A reabilitação com a RV cria ambientes divertidos e desafiadores, estimulando movimentos complexos e a prática de exercícios físicos, diz a fisioterapeuta Jéssica Bacha, tudo isso em ambientes seguros e controlados. Os Videogames possuem estratégias que envolvem os jogadores em ambientes virtuais, tirando sua atenção de qualquer fator negativo, tais como medo ou dor, focando o indivíduo nos objetivos do jogo e aumentando a motivação e participação do usuário. Também estimulam ações complexas que podem ser transferidas para o mundo real, com a possibilidade de manipulação de parâmetros, como maior velocidade de estímulos.

Evidência científica de melhora nas seguintes funções orgânicas: 

• Equilíbrio Postural;

• Marcha;

• Capacidade cardiorrespiratória;

• Humor;

• Depressão;

• Ansiedade;

• Transtornos alimentares;

• Qualidade de vida;

• Prevenção de quedas;

• Cognição;

• Força muscular;

• Amplitude de movimento articular;

Vantagens

• Possuem diferentes demandas motoras, cognitivas e sensoriais, que podem promover um processo de aprendizagem motora;

• Transferências das habilidades adquiridas para vida cotidiana, pricípio básico da reabilitação;

• Feedback visual e auditivo intenso;

• Motivação em relação à pontuação;

• Competitividade;

• Diferentes cenários;

• Diferentes níveis dos jogos;

• Estimula a interoperacionalidade;

• Estimulam a prática de exercício físico;

• Terapia lúdica;

• Baixo Custo


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Referência:

- Bacha J.M.R., G.C.V. Gomes, T.B. de Freitas, L.A.P. Viveiro, K.G. da Silva, G.C. Bueno, E.M. Varise, et al., Effects of kinect adventures games versus conventional physical therapy on postural control in elderly people: a randomized controlled trial, Games Health J. 14 (2017).