O professor de matemática do seu filho pede à turma que adicione 21 e 13 na cabeça e subtraia 6 da soma. Essa tarefa somente é possível graças a memória de trabalho.
A memória de trabalho permite que seu filho visualize os números que o professor recitou. Também lhe permite lembrar qual é a soma de 21 e 13, para que ele possa tirar 6.
Seu filho pode não se lembrar de nenhum desses números até a próxima aula ou mesmo 10 minutos depois. E tudo bem. A memória de trabalho fez seu trabalho a curto prazo e permitiu que ele resolvesse a tarefa em questão, diz a neuropsicóloga Gislaine Gil.
Problemas com a memória de trabalho?
A falta de memória de trabalho dificulta que as crianças usem as informações que recebem na escola. Na aula de matemática, seu filho pode se lembrar dos números que a professora disse para adicionar: 21 e 13. Mas pode não se lembrar do que deveria fazer com eles. Ou ele pode não se apegar a essa soma de 34 para poder subtrair 6 dela.
Como você pode ajudar?
Se você acha que seu filho pode ter problemas com a memória de trabalho, é importante descobrir se esse é realmente o caso. Pode parecer que ele está tendo problemas para manter as informações quando realmente tem um problema de atenção - as informações nunca foram canalizadas para o sistema de armazenamento do cérebro em primeiro lugar, afirma Gislaine Gil.
Uma Avaliação Neuropsicológica completa pode determinar por que seu filho está tendo problemas.
Na avaliação relaciona-se estratégias para ajudar seu filho a solucionar o problema. Isso pode incluir anotações breves para ter em mente pequenas informações que podem ser difíceis de lembrar, como tarefas que ele deve executar. Também pode incluir a divisão dessas tarefas em um número gerenciável de etapas; relata a neuropsicóloga Gislaine Gil.