Endereço: Rua Pamplona, n°145, cj.704-705 , Jardim Paulista,

Fale Conosco: (11) 2609-4643

(11) 94941-8374

Qual é a importância da fisioterapia na saúde do idoso?

Fisioterapia na saúde do idoso é uma especialidade que atua no processo de envelhecimento, desde a prevenção de patologias como doenças específicas, tais como: doenças neurológicas (“derrame”, Doença de Parkinson, esclerose múltipla), doenças cardiopulmonares (“pressão alta”, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), doenças psíquicas (Doença de Alzheimer e demências em geral), músculo esqueléticas (artrose, artrite, hérnia de disco, tendinites, bursites, fraturas), distúrbios do equilíbrio, quedas entre outras.

O objetivo do fisioterapeuta especialista nesta área é sempre preservar ou restaurar a funcionalidade, autonomia e independência da pessoa idosa por meio de abordagens e condutas globais, sempre considerando aspectos de origem biológica, psicológica e social de cada indivíduo.

A especialista Dra Jéssica Bacha do Vigilantes da Memória, afirma que na avaliação fisioterapêutica é importantíssimo diferenciar disfunções do processo de envelhecimento fisiológico (senescência) do patológico (senilidade), para que potencias compensações sejam identificadas. Neste processo de avaliação é muito importante observar as reais necessidades de encaminhamento para outros profissionais de saúde, pois grande parte dos idosos necessita de uma equipe multidisciplinar atuando de forma mútua e sincronizada.

As ferramentas utilizadas nas intervenções com idosos vão desde caneleiras, halteres, bolas, circuitos de equilíbrio e coordenação, pistas visuais e sensoriais até recursos mais modernos como videogames, óculos 3D, tablets e jogos cognitivos específicos. Dra Bacha do Vigilantes da Memória ressalta que o processo de envelhecimento é individualizado, assim cada idoso terá condutas direcionadas e específicas de acordo com suas reais necessidades físicas e cognitivas.

Sobre a fisioterapeuta Jéssica Maria Ribeiro Bacha

- Mestre e Doutoranda em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP; Especialista em Gerontologia pelo Instituto Israelita Albert Einstein; - Membro da Sociedade Brasileira de Gerontotecnologia; - Membro da Associação Brasileira Fisioterapia Gerontológica; - Membro do Laboratório de estudo em tecnologia, funcionalidade e envelhecimento da Universidade de São Paulo (LETEFE).

Saiba mais em: www.vigilantesdamemoria.com.br