Endereço: Rua Pamplona, n°145, cj.704-705 , Jardim Paulista,

Fale Conosco: (11) 2609-4643

(11) 94941-8374

Programa de Estimulação da Memória em Grupo 2020

A estimulação da memória é uma proposta terapêutica capaz de promover a saúde cerebral, contribuindo para o aumento da densidade sináptica e da neuroplasticidade, pois reforça o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de novas estratégias cognitivas.


Com a experiência adquirida na coordenação de programas de Estimulação Cognitiva em Grupo Intergeracional no Hospital Sírio-Libanês e no Hospital Alemão Oswaldo Cruz a nossa equipe do Vigilantes da Memória desenvolveu um Programa de Memória para pessoas interessadas em promover a saúde cerebral.


PROGRAMAÇÃO:

Mês de março

11/3/2020 Encontro 1- Envelheci e esqueci! 

Profa. Letícia Mota

Objetivo: O participante entenderá o que é a memória e o que acontece com ela com o envelhecimento, através de exercícios interativos.

18/3/2020 Encontro 2- Deu branco!

Profa. Letícia Mota

Objetivo: O participante entenderá os estágios e localização cerebral da memória, através de atividade interativa.

25/3/2020 Encontro 3- Gerencie seu ambiente e melhore a sua atenção

Profa.Letícia Mota

Objetivo: O participante aprenderá a estratégia cognitiva de gerenciamento ambiental para evitar distrações na leitura e fará exercícios, assim como levará o treino para realizar também em casa.

Mês de abril

1/4/2020 Encontro 4- Agora lembro aquilo que leio

Profa. Letícia Mota

Objetivo: O participante aprenderá como memorizar melhor aquilo que lê, através da técnica cognitiva PQRST e fará exercícios, assim como levará o treino para realizar também em casa.

8/4/2020 Encontro 5- Recordando o Nome das Pessoas

Profa. Letícia Mota

Objetivo: O participante aprenderá a utilizar-se da mnemônica visual para a aprendizagem de nomes.

15/4/2020  Encontro 6- Xô estresse inimigo da memória  

Profa. Fabiana Tintori Shoji

Objetivo: O participante aprenderá como minimizar o estresse e melhorar o desempenho da memória e levará o treino para realizar também em casa.

22/4/2020  Encontro 7- Aprenda como relaxar

Profa. Letícia Mota

Objetivo: O participante aprenderá a técnica de relaxamento de imagens mentais para conseguir relaxar na vida diária e levará o treino também para realizar em casa.

29/4/2020 Encontro 8- Memórias Gustativas

Profa. Lilian Cliquet

Objetivo: O participante aprenderá o sentido da gustação e reminiscências olfativas e gustativas.

Mês de maio

6/5/2020 Encontro 9-  Comunique-se melhor

Profa. Lilian Cliquet

Objetivo: O participante trabalhará a Assertividade para melhorar a comunicação, diminuir o estresse e, consequentemente, lembrar melhor.

13/5/2020 Encontro 10- Lembrando-se de Compromissos

Profa. Lilian Cliquet

Objetivo: O participante aprenderá a estratégia cognitiva para melhorar a recordação de atividades a realizar no futuro, melhorar a atenção nas atividades do presente e lembrar o que fez no passado.

20/5/2020 Encontro 11- As orelhas não entendem nada?

Profa. Lilian Cliquet

Objetivo: O participante aprenderá porque ter uma audição saudável é importante para a atenção e, consequentemente, para a memória.

27/5/2020 Encontro 12- Seja Organizado!

Profa. Jéssica Bacha

Objetivo: O participante aprenderá técnicas de como organizar o ambiente e evitar procurar pertences por um longo período de tempo. Trará fotos de seu próprio ambiente a fim de modificar as suas estratégias.

Mês de Junho

3/6/ 2020 Encontro 13- Sono amigo da memória

Profa. Jéssica Bacha

Objetivo: O participante aprenderá sobre os estágios do sono, seus distúrbios e como alteram o desempenho cognitivo. Aprenderá a melhoras a qualidade do sono com a técnica de Higiene do Sono.

10/6/2020 Encontro 14- Mexa-se!

Profa. Jéssica Bacha

Objetivo: O participante aprenderá a importância da atividade física para melhorar o desempenho da memória. Aprenderá exercícios sem sair de casa.

17/6/2020 Encontro 15- Esqueceu a lista de compras, sem problemas!

Profa. Jéssica Bacha

Objetivo: O participante aprenderá como memorizar material novo, como uma lista de compras, através da técnica de categorização.

24/6/2020 Encontro 16- Tecnologia e Memória

Profa. Jéssica Bacha

Objetivo: O participante aprenderá como estimular sua memória por meio de jogos comerciais.

Mês de Julho

1/7/2020 Encontro 17- A sua Memória Autobiográfica

Profa. Lilian Cliquet

Objetivo: Nesse dia o participante é o professor, pois cada um trará sua memória mais autobiográfica para expor ao grupo. Ao final acontecerá a confraternização de encerramento.

(sujeito à modificações na ordem das aulas).


PERÍODO: 11/março a 1/julho de 2020

DIA E HORÁRIO: toda quarta-feira das 14:00h às 15:15h.

VAGAS: 13.

VALOR: 6 pagamentos de R$ 390,00

INSCRIÇÃO: 11-3214-2953


Coordenação: Gislaine Gil, M.Sc, PhD.

Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP. Mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Neuropsicóloga pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Gestão em Clínica Médica pela Fundação Getúlio Vargas.Título de especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Regional de Psicologia.Título de especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Coordenadora e Docente da Pós-Graduação em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sirio Libanês. 


Professores Associados:

- Profa. Fabiana Tintori Shoji - Terapeuta Comportamental-Cognitiva 

Especialista em Terapia Comportamental-Cognitiva da USP. Pós-graduação em Saúde Mental pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Docente da Pós-Graduação em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sirio Libanês. 

- Profa. Jéssica Bacha - Fisioterapeuta 

Doutoranda e Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Gerontologia pelo Instituto Israelita Albert Einstein. Especializanda em Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento da Escola de Educação  Permanente da USP. Docente da Pós-Graduação em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sirio Libanês. Docente da Especialização em Gerontologia Multiprofissional do  Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein. Membro da Sociedade Brasileira de Gerontotecnologia. 

- Profa. Letícia Motta - Neuropsicóloga 

Especialista em Neuropsicologa e formação em Reabilitação Cognitiva pela Faculdade de Medicina da USP. Pós-graduação em Psicogerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especializanda em Terapia Cognitiva-Comportamental pelo CETCC. Docente da Pós-Graduação em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sirio Libanês. 

- Profa. Lilian Cliquet - Fonoaudióloga 

Mestranda em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Especialista em Audiologia Clínica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Especialista em Gerontologia pelo Instituto Israelita Albert Einstein. Docente da Pós-Graduação em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sirio Libanês.