Essa é uma pergunta recorrente de pacientes que realizam a Reabilitação Cognitiva. Muitas pessoas fazem uso da agenda como lembrete das atividades diárias. Entretanto, o uso da agenda só é eficaz para pessoas que tem esse hábito de todos os dias anotar e verificar com frequência os compromissos.
Indicar o uso da agenda para pessoas que nunca utilizaram esse recurso, e ainda, esquece de anotar ou fazer a verificação diária, pode não ser um bom auxílio externo de memória.
Na Reabilitação Cognitiva é trabalhado estratégias que melhor se adaptem a cada paciente de acordo com o comprometimento cognitivo. Existem vários auxílios de memória, mas nem todos são eficazes para determinados tipos de pacientes. Segundo a Reabilitadora Cognitiva Letícia Mota, do Vigilantes da Memória, o uso eficiente de qualquer auxílio externo vai depender da motivação e paciência do paciente para compreender que aquele auxílio poderá ser eficaz em sua vida diária. Além disso, compreender que as falhas de memória podem ser minimizadas, utilizando tais recursos e estratégias aprendidas na sessão.