Endereço: Rua Pamplona, n°145, cj.704-705 , Jardim Paulista,

Fale Conosco: (11) 2609-4643

(11) 94941-8374

O que é esquecimento normal e o que não é?

Muitos adultos e idosos se preocupam com o desempenho de sua memória e outras habilidades de pensamento. Por exemplo, eles podem estar preocupados em levar mais tempo do que antes para aprender coisas novas, ou às vezes podem esquecer de pagar uma conta ou recordar um compromisso se não anotarem na agenda.

O que é esquecimento normal e o que não é?

É normal esquecer as coisas de vez em quando à medida que envelhecemos, mas quando esses esquecimentos atrapalham seriamente o desempenho no trabalho ou na vida diária eles requerem atenção, diz a Dra. Gislaine Gil.

Converse com seu médico para determinar o que pode estar causando o problema de memória ou outros problemas cognitivos, como a capacidade de pensar e aprender com clareza.

Sinais de que pode ser hora de conversar com um médico incluem, a pessoa:

  • Fazer as mesmas perguntas repetidamente;
  • Se perder em lugares que uma pessoa conhece bem;
  • Ter problemas para seguir receitas ou instruções;
  • Tornar-se mais confuso sobre o tempo, as pessoas e os lugares;
  • Não cuidar de si mesmo — comer mal, não tomar banho ou se comportar de forma insegura.

Comprometimento Cognitivo Leve

Alguns idosos têm uma condição chamada Comprometimento Cognitivo Leve (CCL) , ou Transtorno Neurocognitivo Leve, o que significa que eles têm mais problemas de memória ou outros problemas de pensamento do que outras pessoas de sua idade. As pessoas com CCL, geralmente podem cuidar de si mesmas e fazer suas atividades normais. O CCL pode ser um sinal precoce da doença de Alzheimer, mas nem todos com CCL desenvolverão a doença de Alzheimer.

Os sinais de CCL incluem:

  • Perder coisas com frequência;
  • Esquecer de ir a eventos ou compromissos importantes;
  • Ter mais dificuldade em encontrar as palavras desejadas do que outras pessoas da mesma idade.

Para maior certeza diagnóstica a Dra. Gislaine Gil, recomenda o check-up da memória.

Saiba mais sobre o check-up da memória em: http://checkupdamemoria.com.br ou em http://www.vigilantesdamemoria.com.br/diagnostico


Sobre a Dra. Gislaine Gil:

Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP.

Mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Pós-graduada: Especialização e Aperfeiçoamento em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Titulada em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia.

Titulada em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Coordenadora do Serviço de Gerontologia do Hospital Sírio-Libanês.

Coordenadora do Programa Cérebro Ativo do Hospital Sírio-Libanês.

Coordenadora da Pós-Graduação: Aperfeiçoamento em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.

Docente da Especialização em Fisioterapia e Gerontologia da EEP do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Docente da Pós-graduação em Psicomotricidade do ISPEGAE-OIPR-UNIP.

Docente da Pós-graduação: Especialização em Geriatria do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.

Fundadora do Vigilantes da Memória.

Experiências anteriores:

Nos biênios de 2014-2016 e 2016-2018 integrou a Diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo.

No período de 2007 à 2013 integrou a equipe do Check-up da Maturidade do Grupo Fleury Medicina Diagnóstica.

No período de 2007 à 2013 integrou a equipe do Instituto de Geriatria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e idealizou o Programa de Estímulo à Atenção e a Memória.

No período de 2001 à 2008 coordenou o Núcleo de Neuropsicologia do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

No ano de 2021 e 2011 participou da criação do Projeto Inclusão de pacientes com TDAH e Demência por Alzheimer da Farmacêutica Novartis.

No ano de 2013 criou o Programa de Estimulação Cognitiva de pacientes com Demência de Alzheimer leve na Danone Medical Nutrition Division. 

Lecionou na Pós-Graduação em Psicologia Psiquiátrica do CAISM da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Gerontologia da UNIFESP, Gerontologia do Sedes Sapietae, Nutrição e Geriatria da EEP do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Neuroaprendizagem e Transtorno do Aprender do Instituto Saber.

Autora dos livros: Memória: tudo que você gostaria de saber, mas esqueceu de perguntar da editora Campus-Elsevier. Ensinar a lembrar: guia prático para ajudar a reconhecer e melhorar problemas de memória da editora Casa Leitura Médica 1a e 2a edição. Como lidar com problemas de memória e doenças neurodegenerativas da Editora Hogrefe.

Currículo completo em https://bit.ly/2yuh6Oq


Apoio: 

Vigilantes da Memória uma empresa com DNA USP