Toda profissão tem o potencial para esgotamento, mas um estudo da Johns Hopkins University observou-se que os advogados foram os que mais classificaram sofrer de burnot, entre 100 ocupações avaliadas.
A advocacia é uma profissão exigente em vários níveis, e isso parece ter um preço tremendo na saúde do profissional. Experimentar burnout no campo jurídico não significa que você precisa se despedir de sua carreira. Isso significa que sua mente e corpo estão lhe enviando mensagens importantes às quais você deve prestar atenção. Ignorar os sintomas de burnout são arriscado e pode trazer problemas sérios à saúde.
Se você perceber alguns desses sinais e sintomas, talvez seja hora de considerar a possibilidade de mudar aquilo que você pensa ser prioritário em sua vida, diz a neuropsicóloga Gislaine Gil.
Quais são os sinais e sintomas de burnout?
-Exaustão;
-Fadiga;
-Depressão;
-Sentimento de dúvida sobre o seu nível de habilidade no trabalho;
-Memória ruim;
-Dificuldade de sono;
-Medo da segunda-feira, de voltar ao trabalho.
Infelizmente, alguns advogados não tiram os fins de semana e trabalham horas extremamente longas, o que os leva ao modo de esgotamento ainda mais rápido.
Reserve um tempo para refletir sobre suas necessidades, sintomas e áreas da vida que podem estar desequilibradas. Pode ser útil consultar um profissional de saúde mental enquanto você explora seu bem-estar e volta à vida que deseja viver.
Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP.
Fone: 11-3214.2953