Já falamos aqui da importância do estímulo auditivo para entendermos melhor. Agora vou contar para vocês de uma maneira bem simples como isso acontece.
A audição é um dos nossos principais sentidos (além da visão, o olfato, o tato e o paladar) e, como tal, ela é muito importante.
Os sons entram em nossas orelhas e são enviados ao cérebro para que ele faça o trabalho dele: diferenciar e interpretar o que escutamos (fala, música, ruído, etc), diz a fonoaudióloga Lilian Cliquet do Vigilantes da Memória.
Nossas orelhas tem um ótimo sistema de amplificação, porém, elas não entendem nada! Elas captam, amplificam, processam, e transmitem o que escutamos para o nosso cérebro.
O som é captado pelo pavilhão auricular (orelha externa) e levado para orelha média onde estão localizados os ossículos (martelo, bigorna e estribo). Esses minúsculos ossos amplificam ainda mais o som transmitindo-o para a orelha interna. E, é na orelha interna onde a cóclea está localizada, que as ondas sonoras são transformadas em sinais elétricos e enviados para o nervo auditivo que dependendo de como serão organizados, são enviados para diferentes partes do cérebro para serem selecionados, armazenados, memorizados e interpretados.
Por isso a audição é muito importante! Cuide bem dela!
Se precisar de ajuda personalizada procure a equipe do Vigilantes da Memória.