Endereço: Rua Pamplona, n°145, cj.704-705 , Jardim Paulista,

Fale Conosco: (11) 2609-4643

(11) 94941-8374

Ansiedade e Terapia Cognitivo Comportamental

Entendendo a Ansiedade

A ansiedade é uma emoção normal e adaptativa que todos os seres humanos experimentam em diferentes momentos de suas vidas. Em sua forma normal, ela serve como um mecanismo de alerta, preparando o corpo para lidar com situações desafiadoras. Ela pode até mesmo ser benéfica, ao motivar a realização de tarefas importantes e a evitar perigos.

Por exemplo, sentir ansiedade antes de uma apresentação pode incentivar que a pessoa se prepare e treine antes, melhorando, assim, seu desempenho.

No entanto, a ansiedade normal é temporária e geralmente proporcional à situação que a desencadeia. À medida que a situação desafiadora é enfrentada e resolvida, ela diminui naturalmente.

Por outro lado, a ansiedade patológica ou disfuncional é caracterizada por reações excessivas e desproporcionais em relação às situações reais. Isso pode incluir preocupações constantes e intensas, sintomas físicos como palpitações, ânsia de vômito, diarreia, tensão muscular e insônia, além de uma incapacidade de controlar os pensamentos. A ansiedade disfuncional pode interferir significativamente na vida cotidiana, prejudicando relacionamentos, desempenho no trabalho e qualidade de vida geral.

Transtornos ansiosos como transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, fobia social e transtorno obsessivo-compulsivo, são exemplos de condições em que a ansiedade se torna patológica e requer intervenção terapêutica, para ser tratada de forma eficaz. 1

Terapia Cognitivo Comportamental para o tratamento da ansiedade disfuncional

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) tem se destacado como uma abordagem eficaz no tratamento da ansiedade patológica. Isso se deve à sua capacidade de abordar tanto os aspectos cognitivos quanto comportamentais da ansiedade. 2

Primeiramente, a TCC ajuda os pacientes a identificar e desafiar os pensamentos negativos e distorcidos que alimentam a ansiedade. Por meio de técnicas e conhecimentos específicos, os terapeutas auxiliam os indivíduos a examinar a validade de suas preocupações e a desenvolver um pensamento mais realista e equilibrado. Isso não apenas reduz a intensidade da ansiedade, mas também promove uma visão mais objetiva das situações, permitindo que os pacientes se sintam mais no controle.

Além disso, a TCC aborda os comportamentos associados à ansiedade, ajudando os pacientes a enfrentar gradualmente as situações que temem (exposição) e a desenvolver estratégias de enfrentamento saudáveis. Essa abordagem prática ajuda os indivíduos a aprenderem a tolerar a ansiedade e a ganharem confiança em sua capacidade de lidar com desafios. Ao longo do tempo, essas técnicas de exposição e enfrentamento reduzem a evitação de situações temidas, o que é comum em transtornos de ansiedade, e promovem a adaptação a um estilo de vida mais funcional e menos limitado pela ansiedade.

Dica pontual:

Em momentos de ansiedade, contemple a sua volta com a técnica dos 5 sentidos, diz a psicóloga Rúbia Mara Esquarante Barbosa.

  • 5 coisas que você consegue ver
  • 4 sons que você pode ouvir
  • 3 coisas que você pode tocar
  • 2 aromas que você consegue sentir
  • 1 sabor que você pode provar

Referências Bibliográficas

1. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

2. Carvalho MR, Malagris LE, Rangé BP. Psicoeducação em terapia cognitivo-comportamental. Sinopsys; 2019.