Endereço: Rua Pamplona, n°145, cj.704-705 , Jardim Paulista,

Fale Conosco: (11) 2609-4643

(11) 94941-8374

9 em cada 10 pessoas com demência apresentam sintomas neuropsiquiátricos

Nove em cada 10 pessoas diagnosticadas com demência apresentam sintomas de humor, como depressão, ansiedade, apatia, agitação e irritabilidade ao longo da evolucão da doença.

Alguns sintomas neuropsiquiátricos, como delírios, alucinações e comportamentos ou distúrbios do sono, podem ser mais prevalentes em tipos específicos de demência, como a demência por corpos de Lewy.

O Questionário de Inventário Neuropsiquiátrico  é uma ferramenta importante que ajuda os profissionais da saúde a compreenderem as mudanças comportamentais e psicológicas experimentadas pelas pessoas que vivem com demência e que têm dificuldade em fornecer uma descrição confiável dos seus sintomas, assim como fornecer informações sobre o nível de sofrimento experimentado pelos cuidadores.

A incapacidade de gerir perturbações significativas do humor e do comportamento pode levar a estresse e sobrecarga graves para os os familiares, bem como para os prestadores de cuidados de saúde formais em ambientes de cuidados de longa duração.

A educação sobre a demência, combinada com apoio e formação em competências na utilização de estratégias não farmacológicas para gerir sintomas neuropsiquiátricos, precisa se tornar uma prioridade de saúde global para cuidadores, familiares e prestadores de cuidados de saúde formais.

Quer aprender mais?

Acesse nosso curso de capacitação:  http://www.vigilantesdamemoria.com.br/cursos/curso-de-estimulacao-cognitiva-para-profissionais


Referência Bibliográfica:

-Relatório Munidial sobre Alzheimer 2022.