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Cursos para Profissionais

XI Curso de Capacitação em Estimulação Cognitiva e Realidade Virtual - EaD (Ensino à Distância) em tempo real

Coordenadora: Profa. Dra. Gislaine Gil 

Veja o Currículo

As intervenções cognitivas são propostas terapêuticas capazes de promover a saúde cerebral, contribuindo para o aumento da densidade sináptica e da neuroplasticidade, pois reforça o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de novas estratégias cognitivas.

Com a experiência adquirida na coordenação de programas de Estimulação Cognitiva em Grupo Intergeracional no Hospital Sírio-Libanês e no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, nossa equipe Vigilantes da Memória desenvolveu um Curso de Capacitação voltado para profissionais da área saúde e de educação interessados nessa importante abordagem.

O objetivo do curso é desenvolver o pensamento clínico e capacitar o profissional a conduzir o melhor tipo de intervenção cognitiva para idosos, através da aplicação de técnicas cognitivas e comportamentais, além da promoção do envelhecimento saudável.

O conteúdo prático será feito com a simulação da aplicação das técnicas com os demais colegas participantes do grupo e casos clínicos, que terá no máximo  15 participantes, o que amplifica o aprendizado.

Nosso curso conta com apoio da SBGG-SP (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo) e os associados adimplentes tem 5% de desconto.

Vagas Limitadas: 20 participantes.

Horário: 18:30 às 20:30 horas (quartas-feiras)

Investimento: R$ 4.100,00 (valor à vista por PIX ou depósito bancário*) ou 2 parcelas de R$ 2.211,00 ou 3 parcelas de R$ 1.487,00 ou 4 parcelas de R$ 1.125,00 ou 5 parcelas de R$ 907,40 ou 10 parcelas de R$ 473,10 ou 12 parcelas de R$ 400,00.

*Associados da SBGG tem 5% de desconto no valor à vista. 

Período de aula: 8/2/2023 à 20/9/2023 (quartas-feiras das 18:30 às 20:30 hrs).

Dias das aulas: 8/2, 15/2, 1/3, 8/3, 15/3, 22/3, 29/3, 5/4, 12/4, 19/4, 26/4, 3/5, 10/5, 17/5, 24/5, 31/5, 7/6, 14/6, 21/6, 28/6, 2/8, 9/8, 16/8, 23/8, 30/8, 6/9, 13/9, 20/9.

Carga horária: 56 horas. 

Telefone: (11) 2609-4643  ou WhatsApp (11) 94941-8374 (secretária Regina) 


Programação:

Módulo I: Envelhecimento e Cognição

O objetivo desse módulo é capacitar o pensamento clínico do aluno, pois este deverá ser capaz de relacionar as queixas cognitivas do paciente/familiar, com a função e a localização cerebral. 

-Alterações estruturais

-Alterações funcionais

       -Domínio Memória

-Estágios da Memória

-Dependente do conteúdo

-Dependente do tempo

-Dependente da Modalidade Sensorial

-Localização cerebral

       -Domínio Atenção Complexa

       -Domínio Perceptomotor

       -Domínio Funções Executivas

       -Domínio Linguagem

       -Domínio Cognição Social 


Módulo II: Transtornos Neurocognitivos

O objetivo desse módulo é capacitar o aluno a diferenciar o Transtorno Neurocognitivo Leve do Transtorno Neurocognitivo Maior,  realizar o rastreio cognitivo e funcional para definir o melhor tipo de intervenção cognitiva para o paciente. 

-Definição, Tipos e perfil cognitivo

       -Transtorno Neurocognitivo Leve/CCL

       -Transtorno Neurocognitivo Maior/Demência

-Triagem Cognitiva

-Triagem do Humor

-Triagem da Funcionalidade


Módulo III: Intervenções Cognitivas

O objetivo desse módulo é capacitar o aluno a diferenciar as diferentes modalidades de intervenção e para quem serve cada tipo. Após, aprenderá estratégias cognitivas correlacionando-as ao tipo de queixa e alteração funcional.

- Tipos de Intervenção Cognitiva: definição, diferenças e para quem serve

      -Treino Cognitivo

      -Estimulação Cognitiva

      -Reabilitação Cognitiva

-Intervenção Individual, Grupo e Grupo Intergeracional

-Estratégias Cognitivas

      -Adaptação ao meio ambiente

     -Sistemas que registram ou armazenam informações

     -Auxílios que permitem o acesso à informação previamente armazenadas

     -Estratégias aprendidas naturalmente

     -Abordagem baseada no ensaio

     -Aprendizagem sem erros

     -Desaparecimento de pistas

     -Terapia de orientação à realidade

     -Terapia da reminiscência

      -Método loci

     -Repetição

     -Centralização

     -Organização Hierárquica 

     -Agrupamento 

     -Categorização

    -Elaboração 

    -Mapeamento Mental


MóduloIV: Estratégias Cognitivo-Comportamental

O objetivo desse módulo é de capacitar os profissionais a identificar os sinais e sintomas inerentes as patologias psiquiátricas mais comuns no idoso (Transtorno Depressivo e Transtornos de Ansiedade); compreender as alterações neuropsicológicas nesses quadros e os impactos no funcionamento de vida dessa população; bem como abarcar os princípios da Terapia Cognitivo-Comportamental no manejo das diferentes sintomatologias, suas estratégias e os impactos positivos na qualidade de vida do idoso.

- Definição de Terapia Cognitivo-Comportamental e os princípios básicos que a norteiam

- Abarcar as especificidades da TCC no atendimento ao idoso

- Critérios diagnósticos da Depressão e dos diferentes Transtornos de Ansiedade na população idosa

- Apoiando-se nas evidências científicas, trazer a visão cognitivo-comportamental e sua aplicabilidade clínica na ansiedade patológica e depressão

- Abarcar as estratégias da TCC comumente usadas no tratamento/ gerenciamento desses quadros:

    -Tipos de Relaxamento (Relaxamento Muscular Progressivo, Relaxamento Passivo, Relaxamento Autógeno)

    -Respiração Diafragmática

    -Registro de Pensamento Disfuncional

    -Ativação Comportamental

    -Estratégias de Resolução de Problemas

    -Treino de Assertividade

    -Estratégias de Gerenciamento de sono

    -Estratégias de Automonitoramento

Por se tratar de um curso teórico-prático, esse módulo contará com apresentação de casos clínicos e exercícios práticos, capacitando os profissionais a exercitar o olhar clínico e manejar as diferentes estratégias.


Módulo V: Intervenções Cognitivas na Demência Moderada

O objetivo desse módulo é capacitar o aluno a elaborar intervenções centradas na singularidade do indivíduo e ao contexto em que está inserido.

-Elaboração de intervenção cognitiva personalizada

-Construção do raciocínio clínico

-Interface com a intergeracionalidade

-Memória Sensorial – intervenção estruturada

-Estruturada sob perspectiva individual

-Estruturada sob perspectiva de determinado grupo

-Cuidador como agente integrante

-Identificação de demandas

-Orientações

-Ambiente

-Impacto do ambiente na intervenção cognitiva

-Ambiente como recurso na intervenção cognitiva


Módulo VI: Efeitos da Cognição na Deglutição e Comunicação

O objetivo desse módulo é apresentar os principais aspectos da fonoaudiologia e sua importância na saúde da pessoa idosa; capacitar os profissionais a identificar os sintomas iniciais e/ou preditores da disfagia; identificar desordens na comunicação como as alterações nos processos linguísticos-cognitivos, motores da fala e sensoriais.

- Deglutição

- Disfagia

- Presbifagia;

- Vias alternativas de Alimentação

- Assistência Alimentar

- Consistência alimentar

- Dicas para uma refeição segura

- Comunicação

- Linguagem no Envelhecimento

- Audição e Cognição

- Estratégias para melhorar a comunicação


Módulo VII: Realidade Virtual na Intervenção Cognitiva 

O objetivo desse módulo é capacitar o aluno a utilizar a realidade virtual de forma consciente e adequada como uma ferramenta complementar na intervenção de seus pacientes.

-Definição de Realidade Virtual

-Elementos e conceitos que compõem a Realidade Virtual

-Tipos de sistemas dentro da Realidade Virtual

-Tipos de Jogos Virtuais e suas demandas

-Áreas de atuação

-Efeitos colaterais (Cybersickness)

-Vantagens e desvantagens da Realidade Virtual

-Evidência científica e aplicabilidade clínica

OBSERVAÇÃO: As aulas são ao vivo e, por isso, não são gravadas.


Docentes:

-Profa. Dra. Gislaine Gil

  • Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP.  
  • Mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • Pós-graduação: Especialização e Aperfeiçoamento em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Titulada em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia.
  • Título de Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
  • Coordenadora do Serviço de Gerontologia do Hospital Sírio-Libanês.
  • Coordenadora do Programa Cérebro Ativo do Hospital Sírio-Libanês.
  • Coordenadora da Pós-Graduação: Aperfeiçoamento em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.
  • Docente da Especialização em Fisioterapia e Gerontologia da EEP do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
  • Docente da Pós-graduação em Psicomotricidade do ISPEGAE-OIPR-UNIP.
  • Docente da Pós-graduação: Especialização em Geriatria do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.
  • Fundadora do Vigilantes da Memória.

Experiências anteriores:

  • Nos biênios de 2014-2016 e 2016-2018 integrou a Diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo.
  • No período de 2007 à 2013 integrou a equipe do Check-up da Maturidade do Grupo Fleury Medicina Diagnóstica.
  • No período de 2007 à 2013 integrou a equipe do Instituto de Geriatria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e idealizou o Programa de Estímulo à Atenção e a Memória.
  • No período de 2001 à 2008 coordenou o Núcleo de Neuropsicologia do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
  • No ano de 2021 e 2011 participou da criação do Projeto Inclusão de pacientes com TDAH e Demência por Alzheimer da Farmacêutica Novartis.
  • No ano de 2013 criou o Programa de Estimulação Cognitiva de pacientes com Demência de Alzheimer leve na Danone Medical Nutrition Division.
  • Lecionou na Pós-Graduação em Psicologia Psiquiátrica do CAISM da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Gerontologia da UNIFESP, Gerontologia do Sedes Sapietae, Nutrição e Geriatria da EEP do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Neuroaprendizagem e Transtorno do Aprender do Instituto Saber.

Autora dos livros:

  • Memória: tudo que você gostaria de saber, mas esqueceu de perguntar da editora Campus-Elsevier.
  • Ensinar a lembrar: guia prático para ajudar a reconhecer e melhorar problemas de memória da editora Casa Leitura Médica 1a e 2a edição.
  • Como lidar com problemas de memória e doenças neurodegenerativas da Editora Hogrefe.


-Profa. Dra. Jéssica Maria Ribeiro Bacha 

  • Doutora e Mestre em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da USP.
  • Especialista em Gerontologia pelo Instituto Israelita Albert Einstein.
  • Fisioterapeuta formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas.
  • Capacitadora em Estimulação Cognitiva Intergeracional pelo Programa Vigilantes da Memória.
  • Membro da Sociedade Brasileira de Gerontotecnologia.
  • Membro do Laboratório de estudo em tecnologia, funcionalidade e envelhecimento da Universidade de São Paulo (LETEFE).
  • Integrante da Equipe do Vigilantes da Memória.
  • Docente da Pós-graduação de Fisioterapia Gerontológica na Universidade Paulista. 
  • Docente da Pós-graduação de Gerontologia Multiprofissional do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.
  • Docente da Especialização de Fisioterapia em Gerontologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
  • Docente da Pós-graduação Aperfeiçoamento em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. 


-Profa. Esp. Letícia Mota

  • Formação em Reabilitação Cognitiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP
  • Especialista em Neuropsicologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP
  • Docente do Aperfeiçoamento em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês
  • Docente do Curso de Extensão em Neuropsiquiatria Geriátrica pela Medicine Cursos
  • Integrante da equipe multidisciplinar do Programa Cérebro Ativo do Hospital Sírio Libanês
  • Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental pelo CETCC – Centro de Estudos em Terapia Cognitivo-Comportamental
  • Especialista em Cursos e Projetos de Planejamento para o Pós-Carreira no Vigilantes da Memória.
  • Capacitadora em Estimulação Cognitiva Intergeracional pelo Vigilantes da Memória
  • Responsável pela implementação do 1º Projeto de Preparação para Aposentadoria no INSS - Instituto Nacional do Seguro Social – SP e Guarulhos (Regional Sudoeste)


-Profa. Esp. Juliana Monteiro Antunes

  • Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.
  • Especialização em Gerontologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.
  • Capacitadora em Estimulação Cognitiva Intergeracional pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.
  • Docente da Pós-graduação Aperfeiçoamento em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.


-Profa.Esp. Fabiana Tintori Shoji

  • Pós-graduada: Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Universidade de São Paulo - USP.
  • Pós-graduada: Formação em Saúde Mental pelo Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. 
  • Integrante da equipe multidisciplinar do Programa Cérebro Ativo do Hospital Sírio Libanês. 
  • Integrante da equipe multidisciplinar do Vigilantes da Memória como Terapeuta Cognitivo-Comportamental.
  • Docente do Curso de Pós-Graduação: Aperfeiçoamento em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.
  • Docente do Curso de Extensão em Neuropsiquiatria Geriátrica pela Medicine Cursos.
  • Docente da Pós-Graduação em Especialização em Geriatria do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês. 
  • Docente da Pós-Graduação em Psicomotricidade do ISPEGAE-OIPR- UNIP.

Experiências profissionais anteriores:

  • Docente do Curso de Estimulação Cognitiva Intergeracional teoria e prática do Hospital Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa.
  • Participação na criação do Projeto Inclusão de pacientes com TDAH e Demência por Alzheimer da Farmacêutica Novartis. 
  • Docente no Programa de Estimulação Cognitiva de pacientes com Demência de Alzheimer Leve na Danone Medical Nutrition Division.
  • Docente do Programa de Estímulo a Atenção e a Memória do Hospital Alemão Osvaldo Cruz.
  • Psicóloga colaboradora no Núcleo de Atendimento em Neuropsicologia Infantil Interdisciplinar da Universidade Federal de São Paulo - NANI/Unifesp.
  • Psicóloga Colaboradora no Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Universidade Federal de São Paulo - PROAD/ Unifesp.


-Profa.Ms. Lilian Cliquet

  • Doutoranda em Gerontologia pela Universidade de Campinas – UNICAMP.
  • Mestre em Ciências pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – EACH - USP.
  • Especialista em Gerontologia pelo Instituto Israelita Albert Einstein de Ensino.
  • Capacitadora em Estimulação Cognitiva Intergeracional pelo Programa Cérebro Ativo | Vigilantes da Memória pelo Instituto de Ensino do Hospital Sírio Libanês.
  • Especialista em Audiologia Clínica pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
  • Fonoaudióloga formada pela Universidade Integrada São Camilo.
  • Membro da Sociedade Brasileira de Gerontecnologia.
  • Integrante da Equipe da Universidade Aberta a Terceira Idade da Universidade de São Paulo – EACH - USP – Inclusão Digital.
  • Integrante da Equipe do Vigilantes da Memória como fonoaudióloga e docente.
  • Coordenadora de Projetos Sociais relacionados ao Envelhecimento, Intergeracionalidade e Inclusão digital.
  • Docente em Cursos de Gerontologia, Empreendedorismo, Fonoaudiologia.


Endereço do Vigilantes da Memória

Local: Rua Pamplona, 145, cj. 704, Jardim Paulista (perto do metrô Trianon-MASP)



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