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Cursos para Profissionais

IX Curso de Capacitação em Estimulação Cognitiva com Simulação Prática - EaD (Ensino a Distância) em tempo real

Coordenadora: Profa. Dra. Gislaine Gil 

Veja o Currículo

As intervenções cognitivas são propostas terapêuticas capazes de promover a saúde cerebral, contribuindo para o aumento da densidade sináptica e da neuroplasticidade, pois reforça o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de novas estratégias cognitivas.

Com a experiência adquirida na coordenação de programas de Estimulação Cognitiva em Grupo Intergeracional no Hospital Sírio-Libanês e no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, nossa equipe Vigilantes da Memória desenvolveu um Curso de Capacitação voltado para profissionais da área saúde e de educação interessados nessa importante abordagem.

O objetivo do curso é desenvolver o pensamento clínico e capacitar o profissional a conduzir o melhor tipo de intervenção cognitiva para idosos, através da aplicação de técnicas cognitivas, além da promoção do envelhecimento saudável.

O conteúdo prático será feito com a simulação da aplicação das técnicas com os demais colegas participantes do grupo e casos clínicos, que terá no máximo 25 participantes, o que amplifica o aprendizado.

Nosso curso conta com apoio da SBGG-SP (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo) e os associados adimplentes tem 5% de desconto.

Vagas Limitadas: 25 participantes

Horário: 18:30 às 20:30 horas (quartas-feiras)

Investimento: 10 parcelas no cartão de crédito de R$ 396,00 (valor total R$3.960,00) ou 1 parcela de R$ 3.600,00** (valor à vista por PIX ou depósito bancário).

**não é possível a sobreposição dos descontos.

Períodos de aulas: 16/06/2021 à 24/11/2021

Carga horária: 48 horas

Telefone: (11) 3214-2953  ou WhatsApp (11) 94941-8374 (secretária Regina) 


Programação:

Módulo I: Envelhecimento e Cognição

O objetivo desse módulo é capacitar o pensamento clínico do aluno, pois este deverá ser capaz de relacionar as queixas cognitivas do paciente/familiar, com a função e a localização cerebral. 

-Alterações estruturais

-Alterações funcionais

       - Domínio Memória

-Estágios da Memória

-Dependente do conteúdo

-Dependente do tempo

-Dependente da Modalidade Sensorial

-Localização cerebral

       - Domínio Atenção Complexa

       - Domínio Perceptomotor

       - Domínio Funções Executivas

       - Domínio Linguagem

       - Domínio Cognição Social 


Módulo II: Transtornos Neurocognitivos

O objetivo desse módulo é capacitar o aluno a diferenciar o Transtorno Neurocognitivo Leve do Transtorno Neurocognitivo Maior,  realizar o rastreio cognitivo e funcional para definir o melhor tipo de intervenção cognitiva para o paciente. 

-Definição, Tipos e perfil cognitivo

       -Transtorno Neurocognitivo Leve/CCL

       - Transtorno Neurocognitivo Maior/Demência

-Triagem Cognitiva

-Triagem do Humor

-Triagem da Funcionalidade


Módulo III: Intervenções Cognitivas

O objetivo desse módulo é capacitar o aluno a diferenciar as diferentes modalidades de intervenção e para quem serve cada tipo. Após, aprenderá estratégias cognitivas correlacionando-as ao tipo de queixa e alteração funcional.

-Tipos de Intervenção Cognitiva: definição, diferenças e para quem serve

      -Treino Cognitivo

      -Estimulação Cognitiva

      -Reabilitação Cognitiva

- Intervenção Individual, Grupo e Grupo Intergeracional

- Caso de Modelo Cognitivo

       -Vigilantes da Memória

-Estratégias Cognitivas

      -Adaptação ao meio ambiente

     -Sistemas que registram ou armazenam informações

     -Auxílios que permitem o acesso à informação previamente armazenadas

     -Estratégias aprendidas naturalmente

     -Abordagem baseada no ensaio

     -Aprendizagem sem erros

     -Desaparecimento de pistas

     -Terapia de orientação à realidade

     -Terapia da reminiscência

      -Método loci

     -Repetição

     -Centralização

     -Organização Hierárquica 

     -Agrupamento 

     -Categorização

    -Elaboração 

    -Mapeamento Mental


Módulo IV: Intervenções Cognitivas na Demência Moderada

O objetivo desse módulo é capacitar o aluno a elaborar intervenções centradas na singularidade do indivíduo e ao contexto em que está inserido.

-Elaboração de intervenção cognitiva personalizada

-Construção do raciocínio clínico

-Interface com a intergeracionalidade

-Memória Sensorial – intervenção estruturada

-Estruturada sob perspectiva individual

-Estruturada sob perspectiva de determinado grupo

-Cuidador como agente integrante

-Identificação de demandas

-Orientações

-Ambiente

-Impacto do ambiente na intervenção cognitiva

-Ambiente como recurso na intervenção cognitiva


Módulo V: Realidade Virtual na Intervenção Cognitiva 

O objetivo desse módulo é capacitar o aluno a utilizar a realidade virtual de forma consciente e adequada como uma ferramenta complementar na intervenção de seus pacientes.

- Definição de Realidade Virtual

- Elementos e conceitos que compõem a Realidade Virtual

- Tipos de sistemas dentro da Realidade Virtual

- Tipos de Jogos Virtuais e suas demandas

- Áreas de atuação

- Efeitos colaterais (Cybersickness)

- Vantagens e desvantagens da Realidade Virtual

- Evidência científica e aplicabilidade clínica


Docentes:

-Profa. Dra. Gislaine Gil

  • Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP.  
  • Mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • Pós-graduação: Especialização e Aperfeiçoamento em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Titulada em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia.
  • Título de Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
  • Coordenadora do Serviço de Gerontologia do Hospital Sírio-Libanês.
  • Coordenadora do Programa Cérebro Ativo do Hospital Sírio-Libanês.
  • Coordenadora da Pós-Graduação: Aperfeiçoamento em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.
  • Docente da Especialização em Fisioterapia e Gerontologia da EEP do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
  • Docente da Pós-graduação em Psicomotricidade do ISPEGAE-OIPR-UNIP.
  • Docente da Pós-graduação: Especialização em Geriatria do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.
  • Fundadora do Vigilantes da Memória.

Experiências anteriores:

  • Nos biênios de 2014-2016 e 2016-2018 integrou a Diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo.
  • No período de 2007 à 2013 integrou a equipe do Check-up da Maturidade do Grupo Fleury Medicina Diagnóstica.
  • No período de 2007 à 2013 integrou a equipe do Instituto de Geriatria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e idealizou o Programa de Estímulo à Atenção e a Memória.
  • No período de 2001 à 2008 coordenou o Núcleo de Neuropsicologia do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
  • No ano de 2021 e 2011 participou da criação do Projeto Inclusão de pacientes com TDAH e Demência por Alzheimer da Farmacêutica Novartis.
  • No ano de 2013 criou o Programa de Estimulação Cognitiva de pacientes com Demência de Alzheimer leve na Danone Medical Nutrition Division.
  • Lecionou na Pós-Graduação em Psicologia Psiquiátrica do CAISM da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Gerontologia da UNIFESP, Gerontologia do Sedes Sapietae, Nutrição e Geriatria da EEP do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Neuroaprendizagem e Transtorno do Aprender do Instituto Saber.

Autora dos livros:

  • Memória: tudo que você gostaria de saber, mas esqueceu de perguntar da editora Campus-Elsevier.
  • Ensinar a lembrar: guia prático para ajudar a reconhecer e melhorar problemas de memória da editora Casa Leitura Médica 1a e 2a edição.
  • Como lidar com problemas de memória e doenças neurodegenerativas da Editora Hogrefe.


-Profa. Dra. Jéssica Maria Ribeiro Bacha 

  • Doutora e Mestre em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da USP.
  • Especialista em Gerontologia pelo Instituto Israelita Albert Einstein.
  • Fisioterapeuta formada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas.
  • Capacitadora em Estimulação Cognitiva Intergeracional pelo Programa Vigilantes da Memória.
  • Membro da Sociedade Brasileira de Gerontotecnologia.
  • Membro do Laboratório de estudo em tecnologia, funcionalidade e envelhecimento da Universidade de São Paulo (LETEFE).
  • Integrante da Equipe do Vigilantes da Memória.
  • Docente da Pós-graduação de Fisioterapia Gerontológica na Universidade Paulista. 
  • Docente da Pós-graduação de Gerontologia Multiprofissional do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.
  • Docente da Especialização de Fisioterapia em Gerontologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
  • Docente da Pós-graduação Aperfeiçoamento em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. 


-Profa. Juliana Monteiro Antunes

  • Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
  • Especialização em Gerontologia pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.
  • Capacitadora em Estimulação Cognitiva Intergeracional pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. 
  • Docente da Pós-graduação Aperfeiçoamento em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.


Endereço do Vigilantes da Memória

Local: Rua Pamplona, 145, cj. 704, Jardim Paulista (perto do metrô Trianon-MASP)



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