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BLOG LEMBRE E RELEMBRE

Você sabia que quanto mais se aprende, mais o cérebro trabalha enquanto dormimos?

Dormir é bom demais. Mas não é só para descansar ou esquecermos os problemas do dia a dia, diz a neuropsicóloga Monica Szyszko Pita. Tem outras vantagens, e muito interessantes. Veja esta: quando pegamos no sono, o cérebro resolve, por conta própria, ficar acordado. Mais que isso: mantém-se em plena atividade, com o propósito firme de organizar as memórias e consolidar aprendizados. Sim, as coisas que aconteceram durante o dia e cujas lembranças ficam bem bagunçadas na cabeça. São informações que ficam estocadas no hipocampo, nome esquisito para designar parte do cérebro destinado à codificação e consolidação da memória. Depois de organizadas, essas lembranças passam a fazer parte de um conjunto de dados armazenados no córtex cerebral, que é onde estarão as informações importantes para uso futuro. Assim, aquele espaço fica liberado para novas experiências e aprendizados. Existem estudos sobre isso. A revista Nature, por exemplo, demonstrou que neurônios ativados durante o dia por determinados estímulos se mantêm ainda mais ativos durante o sono, transformando o cochilo em uma força fundamental para a memória e aprendizagem.

Outras pesquisas demonstram também que as regiões do cérebro estimuladas durante o aprendizado tendem a produzir muita atividade cerebral durante o sono. Ou seja, quanto mais se aprende, mais o cérebro trabalha enquanto dormimos. E quanto mais ele trabalha, fica mais fácil aprender coisas novas. Uma boa noite de sono todos os dias, portanto, é muito importante para consolidar a memória, ressalta Monica Szyszko Pita.

Outra vantagem: as noites bem dormidas reduzem o risco de desenvolver quadros demenciais que levam a alterações na memória. Mais ainda: durante o estágio de sono chamado REM (aquele onde os sonhos acontecem), o cérebro, além de consolidar nossas memórias, regula nosso humor. Aliás, é bom saber também que os sonhos acontecem mesmo quando não nos lembramos deles pela manhã.

Dica para quem pode: um pequeno cochilo entre um e outro aprendizado pode ajudar a reter o que foi aprendido, diz Pita.

Não esqueça: durma bem, sonhe melhor!


Sobre a profissional:

Monica Szyszko Pita

CRP 06/59868

Pós-Graduada - Especialização e Aperfeiçoamento em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica, Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

Pós-Graduada – Especialização e Aperfeiçoamento em Psicologia Hospitalar do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP

Pós-Graduada – Intervenção Cognitiva e Experiência de Aprendizagem Mediada pelo Centro de Desenvolvimento Cognitivo do Paraná

Pós- Graduada - Vincularidade Casal e Família, Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo

Formação em Reabilitação Cognitiva pelo Centro de Estudos Avançados em Psicologia

Graduação em Psicologia, PUC SP, 1999

Docente da Pós-Graduação em Geriatria e Neurologia, Faculdade de Medicina Marília, FAMEMA

Docente da Pós-Graduação em Psicomotricidade, ISPE-GAE-OIPR (Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação - Grupo de Atividades especializadas - Organisation Internationale de Psychomotricité et Relaxation)


Referência Bibliográfica

Clawson, B.C., Pickup, E.J., Ensing, A. et al. Causal role for sleep-dependent reactivation of learning-activated sensory ensembles for fear memory consolidation. Nat Commun 12, 1200 (2021). https://doi.org/10.1038/s41467-021-21471-2