Endereço: Rua Pamplona, n°145, cj.704-705 , Jardim Paulista,

Fale Conosco: (11) 2609-4643

(11) 94941-8374

BLOG LEMBRE E RELEMBRE

Você já parou para pensar como está sua saúde mental?

Falar em saúde mental é mais complexo do que se imagina! Isso porque não se trata de uma condição de ausência de um transtorno mental e sim de um conjunto de características e habilidades que protegem a pessoa da condição estressante que a rodeia. Segundo a terapeuta cognitivo-comportamental Fabiana Tintori Shoji, ao conseguir olhar o mundo ao redor e avaliá-lo como um lugar positivo e se utilizar de estratégias de enfrentamento para lidar com as condições estressantes, nos tornamos mais protegidos enquanto saúde mental.

Assim como nas doenças do corpo, remediar é sempre a melhor estratégia, afirma Fabiana Tintori Shoji. Quanto mais nos conhecemos e desenvolvemos, mais recursos psíquicos teremos para lidar com as diversas situações de vida, diminuindo consideravelmente as possibilidades de evoluir para uma condição mental indesejável.  

A condição de estresse acontece quando a pessoa avalia as situações e eventos de vida como desafiadores ou ameaçadores. Quanto melhor os recursos de enfrentamento pessoal, menor o impacto do estresse sobre a saúde da pessoa. O contexto da pandemia, ao promover ameaça à vida, a desestabilização significativa de rotina e necessidade de mudanças rápidas acerca de problemas antes não cogitáveis (trabalho, finanças, espaço da casa), se tornou um grande evento estressor para a humanidade. Nesse contexto, aqueles que possuíam estratégias de enfrentamento mais desenvolvidas frente às adversidades, sejam elas, habilidades de Resolução de Problemas, de Aceitação e input de Responsabilidades, Autocontrole, Reavaliação Positiva das condutas e situações; conseguiram manter-se melhor ao longo desse longo período. 

Estudos recentes demonstram a efetividade da Terapia Cognitivo-Comportamental presencial e online na melhoria da saúde mental no contexto da pandemia do Covid-19, seja naqueles que adoeceram pelo vírus Sars-cov2; seja naqueles que não tiveram contato com o vírus, no entanto viveram o contexto externo imposto pela condição.  

Sobre a profissional:

Fabiana Tintori Shoji

CRP 06/77358/CRP 06/5746/J

Pós-graduada: Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Universidade de São Paulo - USP

Pós-graduada: Formação em Saúde Mental pelo Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. 

Integrante da equipe multidisciplinar do Programa Cérebro Ativo do Hospital Sírio Libanês. 

Integrante da equipe multidisciplinar do Vigilantes da Memória como Terapeuta Cognitivo-Comportamental.

Docente do Curso de Pós-Graduação: Aperfeiçoamento em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.

Docente do Curso de Extensão em Neuropsiquiatria Geriátrica pela Medicine Cursos.

Docente da Pós-Graduação em Especialização em Geriatria do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês. 

Docente da Pós-Graduação em Psicomotricidade do ISPEGAE-OIPR- UNIP.

Experiências profissionais anteriores:

Docente do Curso de Estimulação Cognitiva Intergeracional teoria e prática do Hospital Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (2016-2019).

Participação na criação do Projeto Inclusão de pacientes com TDAH e Demência por Alzheimer da Farmacêutica Novartis (2011 e 2021). 

Docente no Programa de Estimulação Cognitiva de pacientes com Demência de Alzheimer Leve na Danone Medical Nutrition Division (2013).

Docente do Programa de Estímulo a Atenção e a Memória do Hospital Alemão Osvaldo Cruz (2010-2013).

Psicóloga colaboradora no Núcleo de Atendimento em Neuropsicologia Infantil Interdisciplinar da Universidade Federal de São Paulo - NANI/Unifesp (2006)

Psicóloga Colaboradora no Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Universidade Federal de São Paulo - PROAD/ Unifesp (2005-2007)


Referências Bibliográficas:

Babore, A., Lombardi, L., Viceconti, M. S., Pignataro, S., Marino, V. (2020). Psychological effects of the COVID-2019 pandemic: Perceived stress and coping strategies among healthcare professionals. Psychiatry Research, 293.

Alavi, N., Yang, M., Stephenson, C., Nikioo, N. Malakouti, N., Lavzell, G. (2020). Using the online psychotherapy tool to address mental health problemas in the context of the COVID-19 pandemic: protocol for an electronically delivered cognitive behavioral. JMIR research protocols 9 (12). 

Li, J. et al. (2020). The effect of cognitive behavioral therapy on depression, anxiety and stress in pacientes with COVID-19: a randomized controlled trial. Frontiers in Psychiatry (11) 

Enumo, S. R. F., Weide, J. N., Vicentini, E. C. C., Araujo, M. F., Machado, W. L. (2020), Enfrentando o estresse em tempos de pandemia: proposição de uma Cartilha. Estud. Psicol. Campinas (37).