Endereço: Rua Pamplona, n°145, cj.704-705 , Jardim Paulista,

Fale Conosco: (11) 2609-4643

(11) 94941-8374

BLOG LEMBRE E RELEMBRE

Seu filho tem problema para memorizar?

O professor de matemática do seu filho pede à turma que adicione 21 e 13 na cabeça e subtraia 6 da soma. Essa tarefa somente é possível graças a memória de trabalho. 

A memória de trabalho  permite que seu filho visualize os números que o professor recitou. Também lhe permite lembrar qual é a soma de 21 e 13, para que ele possa tirar 6.

Seu filho pode não se lembrar de nenhum desses números até a próxima aula ou mesmo 10 minutos depois. E tudo bem. A memória de trabalho fez seu trabalho a curto prazo e permitiu que ele resolvesse a tarefa em questão, diz a neuropsicóloga Gislaine Gil.

Problemas com a memória de trabalho?

falta de memória de trabalho dificulta que as crianças usem as informações que recebem na escola. Na aula de matemática, seu filho pode se lembrar dos números que a professora disse para adicionar: 21 e 13. Mas pode não se lembrar do que deveria fazer com eles. Ou ele pode não se apegar a essa soma de 34 para poder subtrair 6 dela. 

Como você pode ajudar?

Se você acha que seu filho pode ter problemas com a memória de trabalho, é importante descobrir se esse é realmente o caso. Pode parecer que ele está tendo problemas para manter as informações quando realmente tem um problema de atenção - as informações nunca foram canalizadas para o sistema de armazenamento do cérebro em primeiro lugar, afirma Gislaine Gil.

Uma Avaliação Neuropsicológica completa pode determinar por que seu filho está tendo problemas.

Na avaliação relaciona-se estratégias para ajudar seu filho a solucionar o problema. Isso pode incluir anotações breves para ter em mente pequenas informações que podem ser difíceis de lembrar, como tarefas que ele deve executar. Também pode incluir a divisão dessas tarefas em um número gerenciável de etapas; relata a neuropsicóloga Gislaine Gil.