Endereço: Rua Pamplona, n°145, cj.704-705 , Jardim Paulista,

Fale Conosco: (11) 2609-4643

(11) 94941-8374

BLOG LEMBRE E RELEMBRE

Por que é importante o planejamento para o Pós-Carreira?

Existem alguns motivos que justificam a importância do planejamento para o pós-carreira. Um deles é a dificuldade em desvincular-se do papel profissional desempenhado ao longo de muitos anos.

A perspectiva da psicologia define a aposentadoria como um processo em que o indivíduo reduz seu comprometimento psicológico e comportamental com a atividade laborativa até sua saída definitiva do mercado de trabalho (Wang & Shi, 2014). Quanto ao significado da aposentadoria, ela pode representar especialmente um momento de perdas: das condições financeiras, do status e do prestígio, dos colegas de trabalho, de uma rotina que delineou hábitos ao longo de décadas.

Quando o papel profissional foi aquele que mais se destacou em relação aos demais no curso da vida ? um papel hiperdesenvolvido, segundo Moreno (1975) ?, a aposentadoria pode representar a sensação de perda da própria identidade (Hoffmann & Zille, 2017; Seidl & Conceição, 2014).

Por outro lado, para aqueles indivíduos que tem amigos fora do ambiente de trabalho e que, já se dedicavam às relações sociais e familiares, tal adaptação ao pós-carreira tende a ser mais tranquila e natural, porque o indivíduo foi construindo paralelo à sua carreira uma base sólida de suporte social e familiar. Porém, trata-se de um dos pilares do envelhecimento saudável e da aposentadoria bem-sucedida, mas existem outros pilares a serem abordados ao longo da nossa jornada de educação sobre o pós-carreira.

Uma das principais finalidades do Curso sobre Educação para o Pós-Carreira é ajudar as pessoas a reconhecerem suas potencialidades, desenvolvendo novos interesses, despertarem os cuidados com os aspectos psicológicos e comportamentais, a fim de conscientizá-las para uma jornada em que alguns papéis serão perdidos, outros mantidos e outros criados. Sobretudo, aprender a gerir a própria mente.

Para maiores informações entre em contato no http://www.vigilantesdamemoria.com.br/cursos/curso-sobre-educacao-para-o-pos-carreira


Referências bibliográficas:

Hoffmann, C. D., & Zille, L. P. (2017). Centralidade do trabalho, aposentadoria e seus desdobramentos biopsicossociais. REUNA, 22(1),91-116.

Moreno, J. L. (1975). Psicodrama. São Paulo: Cultrix.

Seidl, J., & Conceição, M. I. G. (2014). Identidade, valores e novas perspectivas profissionais. Novo Hamburgo: Sinopsys Editora.

Wang, M., & Shi, J. (2014). Psychological research on retirement. Annual Review of Psychology, 65,209-233. doi: 10.1146/annurev-psych-010213-115131


Docente:

LETÍCIA MOTA

Neuropsicóloga e Reabilitadora Cognitiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP.

Docente do Aperfeiçoamento em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.

Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental pelo CETCC.

Especialista em Cursos e Projetos de Planejamento para o Pós-Carreira. Integrante da equipe multidisciplinar do Programa Cérebro Ativo do Hospital Sírio Libanês.

Capacitadora em Estimulação Cognitiva Intergeracional pelo Vigilantes da Memória.

Neuropsicóloga e Reabilitadora Cognitiva do Vigilantes da Memória.