Endereço: Rua Pamplona, n°145, cj.704-705 , Jardim Paulista,

Fale Conosco: (11) 2609-4643

(11) 94941-8374

BLOG LEMBRE E RELEMBRE

Perda de memória: 7 dicas para melhorar a sua memória

Experimente estas maneiras simples de melhorar sua memória.

Pela equipe do Vigilantes da Memória.

Não consegue encontrar as chaves do seu carro? Esqueceu sua lista de compras em casa? Não consegue lembrar o nome do médico de que gostou no hospital? Você não está sozinho. Todo mundo se esquece das coisas ocasionalmente.

Embora não haja garantias quando se trata de prevenir a perda de memória ou demência, certas atividades podem ajudar. Considere sete maneiras simples de aprimorar sua memória - e saiba quando procurar ajuda.

1. Inclua a atividade física em sua rotina diária

A atividade física aumenta o fluxo sanguíneo para todo o corpo, incluindo o cérebro. 

Para a maioria dos adultos é recomendado pelo menos 150 minutos por semana de atividade aeróbica moderada, como caminhada rápida, ou 75 minutos por semana de atividade aeróbica vigorosa, como corrida - de preferência distribuída ao longo da semana. Se você não tem tempo para um treino completo, faça algumas caminhadas de 10 minutos ao longo do dia. 

2. Fique mentalmente ativo

Assim como a atividade física ajuda a manter o corpo em forma, as atividades estimulantes mentais ajudam a manter o cérebro em forma. Faça rotas alternativas ao dirigir. Aprenda a tocar um instrumento musical. Seja voluntário em uma escola local ou organização comunitária. Se tiver queixas específicas, aprenda técnicas cognitivas com as neuropsicóloga.

3. Socialize-se regularmente

A interação social ajuda a evitar a depressão e o estresse, que podem contribuir para a perda de memória. Procure oportunidades de se reunir com entes queridos, amigos e outras pessoas - especialmente se você mora sozinho.

 4. Organize-se

É mais provável que você esqueça as coisas se sua casa estiver bagunçada e suas anotações desordenadas. Anote tarefas, compromissos e outros eventos em um caderno especial ou calendário.

Mantenha as listas de tarefas atualizadas e marque os itens concluídos. Reserve um lugar para sua carteira, chaves, óculos e outros itens essenciais.

Limite as distrações e não faça muitas coisas ao mesmo tempo. Se você se concentrar nas informações que está tentando reter, é mais provável que as recupere mais tarde, diz a neuropsicóloga Dra. Gislaine Gil

5. Durma bem

O sono desempenha um papel importante em ajudá-lo a consolidar suas memórias, para que você possa relembrá-las no futuro. A maioria dos adultos precisa de sete a nove horas de sono por dia.

6. Faça uma dieta saudável

Uma dieta saudável pode ser tão boa para o cérebro quanto para o coração. Coma frutas, vegetais e grãos inteiros. Escolha fontes de proteína com baixo teor de gordura, como peixe, feijão e aves sem pele. O que você bebe conta também. Muito álcool pode causar confusão e perda de memória. O mesmo pode acontecer com o uso de drogas, diz a Dra. Gil.

7. Gerenciar condições crônicas

Siga as recomendações de tratamento do seu médico para condições médicas, como depressão, pressão alta, colesterol alto, diabetes, obesidade e perda auditiva. Quanto melhor você cuidar de si mesmo, melhor será sua memória. Além disso, revise seus medicamentos com seu médico regularmente. Vários medicamentos podem afetar a memória.


Quando procurar ajuda para perda de memória?

Se você estiver preocupado com a perda de memória - especialmente se a perda de memória afetar sua capacidade de completar suas atividades diárias normais ou se você notar que sua memória está piorando - converse com seu médico. 

Procure o Check-up da Memória.

O tratamento vai depender do que está contribuindo para sua perda de memória, conclui a Dra. Gislaine Gil. 


Sobre a profissional:

Dra. Gislaine Gil

CRP 06/55603-7/CRP/SP 9164/J

Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP.

Mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Pós-graduada: Especialização e Aperfeiçoamento em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Titulada em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia.

Titulada em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Coordenadora do Serviço de Gerontologia do Hospital Sírio-Libanês.

Coordenadora do Programa Cérebro Ativo do Hospital Sírio-Libanês.

Coordenadora da Pós-Graduação: Aperfeiçoamento em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.

Docente da Especialização em Fisioterapia e Gerontologia da EEP do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Docente da Pós-graduação em Psicomotricidade do ISPEGAE-OIPR-UNIP.

Docente da Pós-graduação: Especialização em Geriatria do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.

Fundadora do Vigilantes da Memória.

Experiências anteriores:

Nos biênios de 2014-2016 e 2016-2018 integrou a Diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo.

No período de 2007 à 2013 integrou a equipe do Check-up da Maturidade do Grupo Fleury Medicina Diagnóstica.

No período de 2007 à 2013 integrou a equipe do Instituto de Geriatria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e idealizou o Programa de Estímulo à Atenção e a Memória.

No período de 2001 à 2008 coordenou o Núcleo de Neuropsicologia do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

No ano de 2021 e 2011 participou da criação do Projeto Inclusão de pacientes com TDAH e Demência por Alzheimer da Farmacêutica Novartis.

No ano de 2013 criou o Programa de Estimulação Cognitiva de pacientes com Demência de Alzheimer leve na Danone Medical Nutrition Division. 

Lecionou na Pós-Graduação em Psicologia Psiquiátrica do CAISM da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Gerontologia da UNIFESP, Gerontologia do Sedes Sapietae, Nutrição e Geriatria da EEP do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Neuroaprendizagem e Transtorno do Aprender do Instituto Saber.

Autora dos livros: Memória: tudo que você gostaria de saber, mas esqueceu de perguntar da editora Campus-Elsevier. Ensinar a lembrar: guia prático para ajudar a reconhecer e melhorar problemas de memória da editora Casa Leitura Médica 1a e 2a edição. Como lidar com problemas de memória e doenças neurodegenerativas da Editora Hogrefe.