Endereço: Rua Pamplona, n°145, cj.704 , Jardim Paulista,

Fale Conosco: (11) 3214-2953

(11) 94941-8374

BLOG LEMBRE E RELEMBRE

Esperança!


Diante de tudo que está acontecendo em nosso país e no mundo me peguei com o seguinte pensamento: "O que move as pessoas a continuar acreditando num futuro melhor?Esperança!

Embora a esperança seja, sem dúvida, uma experiência pessoal e desafiadora de definir, o valor e o impacto positivo que a esperança pode ter em nossas vidas é amplamente reconhecida e difícil de ignorar. Nós costumamos falar sobre a esperança, fortalecendo sua determinação e acompanhando-a mesmo na hora mais sombria; guiando-nos através de circunstâncias desesperadoras.

A esperança nos ajuda a permanecer comprometidos com nossos objetivos e motivados a agir para alcançar esses objetivos. A esperança nos dá um motivo para continuar lutando e acreditando que suas circunstâncias atuais melhorarão, apesar da natureza imprevisível da existência humana.

O psicólogo e pesquisador da esperança Charles Snyder (2002, p. 269) afirmou de maneira eloquente:

"Um arco-íris é um prisma que envia fragmentos de luz multicolorida em várias direções. Isso eleva nosso espírito e nos faz pensar no que é possível. A esperança é assim: um arco-íris da mente".

A esperança tem potencial para melhorar o bem-estar ao longo do tempo. Erez & Isen (2002) descobriram que indivíduos mais esperançosos e que esperam ter sucesso em alcançar metas têm maior probabilidade de experimentar um estado de bem-estar.

Indivíduos com grande esperança têm maior probabilidade de ver situações estressantes mais desafiadoras do que ameaçadoras, reduzindo assim a intensidade e dificultando a proliferação do estresse (Lazarus e Launier, 1978).


Treine a linguagem de esperança, diz a Dra. Gislaine GilA parti de hoje, liste os caminhos (ações / estratégias) que você pode usar para alcançar seu objetivo.Descreva as possíveis barreiras para cada caminho que você listou.Descreva um momento em que você alcançou uma meta superando barreiras. Quais foram as barreiras e como você as superou?Escolha o melhor caminho e descreva como você irá superar a barreira.Quais são as duas ou três coisas que devem ser realizadas para que você atinja seu objetivo?Identifique pessoas e / ou recursos em sua comunidade com quem você pode confiar como fonte de apoio para alcançar seu objetivo.Descreva algo que o motive (por exemplo, música, filme, uma pessoa). Pense em como você pode usar essa inspiração para ajudá-lo a alcançar seu objetivo (Gwinn & Hellman, 2019).Desejo que você emane esperança por onde passar!

Referências Bibliográficas:

Snyder, C.R., Shorey, H.S., Cheavens, J., Pulvers, K., Adams, V.H. & Wiklund, C. (2002). Hope and academic success. Journal of Educational Psychology, 94, 820-826.

Erez, A., & Isen, A. M. (2002). The influence of positive affect on the components of expectancy motivation. Journal of Applied Psychology, 87(6), 1055-1067.

Lazarus, R.S. & Launier, R. (1978). Stress related transactions between person and environment. In L.A. Pervin & M. Lewis (Eds.), Perspectives In Interactional Psychology. New York: Plenum Press.

Gwinn, C. & Hellman, C. (2019). Hope Rising: How the Science of HOPE Can Change Your Life. New York: Morgan-James Publishing.