Endereço: Rua Pamplona, n°145, cj.704-705 , Jardim Paulista,

Fale Conosco: (11) 2609-4643

(11) 94941-8374

BLOG LEMBRE E RELEMBRE

Dicas para pessoas com incontinência urinária funcional

A incontinência urinária funcional é um tipo de ocorrência muito comum em idosos1,3. Geralmente este tipo de situação ocorre em pacientes que apresentam alterações cognitivas (demências, depressão), emocionais  ou motoras (imobilismo, elevados graus de osteoartrite em membros inferiores) que não conseguem se deslocar até à toalete. Neste tipo de incontinência geralmente o indivíduo não apresenta disfunção vesical1,2,3.

Diante deste contexto é importante o cuidador ou quem está junto com a pessoa ter uma dinâmica de sempre leva-ló à toalete, mais ou menos de três em três horas, estimulando assim a micção e o funcionamento homeostático do sistema urinário.

Uma estratégia visual para este tipo de intervenção é ter um relógio ou até mesmo um desenho deste mostrando com figuras uma pessoa na toalete em um intervalo de três em três horas (vide figura).


 


Fonte da foto: https://colorindo.org/relogios/ , https://www.tudodesenhos.com

A fisioterapeuta Dra. Jéssica Maria Ribeiro Bacha, destaca que pistas visuais são extremamente relevantes para pacientes com demência. Para mais informações sobre o assunto consulte um fisioterapeuta.


Quer se capacitar? Acesse:

http://www.vigilantesdamemoria.com.br/cursos/capacitacao-multiprofissional-sobre-instabilidade-postural-e-quedas-em-idosos-educacao-a-distancia-em-tempo-real


Referências Bibliográficas:

1.https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-renais-e-urin%C3%A1rios/dist%C3%BArbios-da mic%C3%A7%C3%A3o/incontin%C3%AAncia-urin%C3%A1ria-em-adultos#:~:text=Incontin%C3%AAncia%20funcional%20%C3%A9%20perda%20de,saber%20onde%20fica%20o%20banheiro. 

2.https://www.nafc.org/ 

3.https://www.urologyhealth.org/  

Sobre a autora:

Dra. Jéssica Maria Ribeiro Bacha 

Crefito 3- 206063-F 

Doutora e Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; 

Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia; 

Especializada em Gerontologia pelo Instituto Israelita Albert Einstein; 

Fisioterapeuta pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais campus Poços de Caldas;