Endereço: Rua Pamplona, n°145, cj.704-705 , Jardim Paulista,

Fale Conosco: (11) 2609-4643

(11) 94941-8374

BLOG LEMBRE E RELEMBRE

Como as informações são organizadas na memória?

Organizando a Memória

A capacidade de acessar e recuperar informações da memória de longo prazo nos permite realmente usar essas memórias para tomar decisões, interagir com outras pessoas e resolver problemas . Mas como as informações são organizadas na memória?


Uma forma de pensar sobre a organização da memória é conhecida como modelo de rede semântica. Este modelo sugere que certos gatilhos ativam memórias associadas, diz a Dra. Gislaine Gil, doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. A memória de um local específico pode ativar memórias sobre coisas relacionadas que ocorreram naquele local. Por exemplo, pensar sobre um prédio num campus de universidade específico pode desencadear memórias de frequentar aulas, estudar e socializar com colegas.


Precisando fazer um Check-up da Memória?

Saiba mais em: http://www.vigilantesdamemoria.com.br/diagnostico


Sobre: Gislaine Gil

CRP 06/55603-7

Neuropsicóloga pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. 

Mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP.

Coordenadora do Programa Cérebro Ativo do Hospital Sírio-Libanês.

Coordenadora do Curso de pós-graduação: Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.

Titulada em Neuropsicologia pelo CRP, Conselho Regional de Psicologia.

Titulada em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

Foi responsável pelo Núcleo de Neuropsicologia do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Integrou o Check-up da Maturidade do Grupo Fleury Medicina Diagnóstica.

Integrou a equipe do Instituto de Geriatria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Integrou a diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo nos biênios 2014-2016 e 2016-2018.

Participou da criação do Projeto Inclusão de pacientes com Déficit de Atenção da Farmacêutica Novartis e realizou o Programa de Estimulação Cognitiva de pacientes com Demência de Alzheimer leve na Danone Medical Nutrition Division.

Lecionou e supervisionou cursos de pós-graduação, entre eles: Psicologia Psiquiátrica do CAISM da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Gerontologia da Unifesp; Gerontologia do Sedes Sapietae; Nutrição Gerontológica da Geriatria da Faculdade de Medicina da USP; Neuroaprendizagem do Sion; Curso de Capacitação em Estimulação Cognitiva Intergeracional do Hospital Sírio-Libanês.

Autora dos livros:

“Memória: tudo que você gostaria de saber, mas esqueceu de perguntar” da editora Campus-Elsevier.

“Ensinar a lembrar – guia prático para ajudar a reconhecer e melhorar problemas de memória” da editora Casa Leitura Médica 1a e 2a. edições.

"Como lidar com problemas de memória e doenças neurodegenerativas" da Editora Hogrefe.

Currículo completo em https://bit.ly/2yuh6Oq