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BLOG LEMBRE E RELEMBRE

BENEFÍCIOS DA REALIDADE VIRTUAL NA COGNIÇÃO

À área da saúde vem enfrentando um grande desafio em relação à prevenção e tratamento de alterações de origem cognitiva. Estudiosos deste campo tentam descobrir intervenções não farmacológicas como tratamento adjuvante, segundo a fisioterapeuta Jéssica Bacha.

Uma das alternativas que vem sendo estudadas nos últimos anos é a realidade virtual por meio de videogames. Assim, os principais objetivos desta técnica na reabilitação são caracterizados pela melhora funcional, das funções sensoriais, motoras e cognitivas .Outros benefícios secundários das intervenções com os videogames são: a promoção de estimulação social, quando jogado com outros usuários e o estímulo à prática de exercício físico.

Bacha et al., 2018 realizou um ensaio clínico aleatorizado e cego, no qual evidenciou que os jogos virtuais do pacote comercial Kinect Adventures promovem ganhos cognitivos em idosos de 60 a 80 anos e, que estes ganhos se mantem preservados um mês após o término da intervenção.

Revisões sistemáticas nesta área, afirmam que muitos jogos estimulam de forma eficaz os seguintes domínios cognitivos: atenção, memória velocidade de processamento, habilidades visuo-espaciais e visuomotoras.

Dessa forma, terapias de reabilitação cognitiva por meio da realidade virtual têm sido utilizadas com objetivo de promover a manutenção ou ganho da cognição. E, a partir de déficits cognitivos, melhorar a qualidade de vida dos indivíduos com benefícios no desempenho das atividades de vida diária, e em relação aos aspectos comportamentais tais como apatia, agressividade, depressão, agitação e distúrbios do sono.


Acesse o Curso em Realidade Virtual com a Profa. Ms. Jéssica Bacha: http://www.vigilantesdamemoria.com.br/cursos/aplicabilidade-da-realidade-virtual-na-reabilitacao-teoria-e-pratica


Sobre a autora: Profa. Ms. Jéssica Bacha

- Fisioterapeuta da Clínica Vigilantes da Memória;

- Mestre e Doutoranda em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP;

- Especialista em Gerontologia pelo Instituto Israelita Albert Einstein;

- Membro da Sociedade Brasileira de Gerontotecnologia;

- Membro da Associação Brasileira Fisioterapia Gerontológica;

- Membro do Laboratório de estudo em tecnologia, funcionalidade e envelhecimento da Universidade de São Paulo (LETEFE),

-Docente da Pós-graduação em Gerontologia e Empreendedorismo do Instituto de Ensino ePesquisa do Hospital Sírio Libanês.


Referências bibliográficas:

-Bacha J.M.R., G.C.V. Gomes, T.B. de Freitas, L.A.P. Viveiro, K.G. da Silva, G.C. Bueno, E.M. Varise, et al., Effects of kinect adventures games versus conventional physical therapy on postural control in elderly people: a randomized controlled trial, Games Health J. 14 (2018).

-ALZHEIMER’S ASSOCATION REPORT. 2013 Alzheimer’s disease facts and figures. Alzheimers Dement. v. 9, n. 2, p. 208-245, 2013. - COTELLI, M.; MANENTI, R.; ZANETTI, O.; MINIUSI, C. Non-pharmacological intervention for memory decline. Front Hum Neurosci. v. 6, p. 46, 2012.

- MARQUES, A.; QUEIRO´S, C.; ROCHA, N. Virtual reality and neuropsychology: a cognitive rehabilitation approach for people with psychiatric disabilities. In: Sharkey P, Lopes Santos PL, Weiss P, Brooks T (eds) ICDVRAT – Proceedings of 7th International Conference on Disability Virtual Reality and Associated Technologies, 8–11. Maia, Portugal, p 39–46, sep 2008.

- MOHER, D.; LIBERATI, A.; TETZLAFF, J.; ALTMAN, D. G. The PRISMA Group. Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta- Analyses: The PRISMA Statement. PLoS Med. v. 6, n. 7 , 2009.

- MORGANTI F. Virtual interaction in cognitive neuropsychology. Stud Health Technol Inform. v. 99, p. 55-70, 2006.