A maioria de nós tem, ocasionalmente ou com mais frequência, a experiência desagradável de esquecer algo . Esses episódios de perda de memória podem causar irritação e frustração, bem como medo de que estejamos "perdendo a memória" e começando a desenvolver a doença de Alzheimer.
Embora o Alzheimer e outros tipos de demência sejam responsáveis por muitos casos de perda de memória, a boa notícia é que existem outros fatores não permanentes que também podem causar perda de memória. Melhor ainda, alguns deles são facilmente revertidos e, por isso, é importante o Check-up da Memória, diz a Profa. Dra. Gislaine Gil, neuropsicóloga e o Prof. Dr. Alexandre Busse, geriatra; que devido à pandemia de COVID-19 realizam o Check-up da Memória por telemedicina.
Então, o que nos faz esquecer? Aqui estão algumas das causas pelas quais não podemos nos lembrar.
-Estresse;
-Depressão;
-Ansiedade;
-Luto;
-Álcool ou drogas ilícitas;
-Prescrição de medicamentos.Só porque um medicamento é legalmente prescrito por um médico não significa que ele não possa prejudicar sua memória. Você pode estar tomando o medicamento exatamente como prescrito pelo médico, mas os medicamentos prescritos (especialmente quando tomados em combinação) podem afetar significativamente sua capacidade de pensar e lembrar com clareza.
-Quimioterapia;
-Cirurgia cardíaca;
-Anestesia;
-Terapia eletroconvulsiva;
-Fadiga e privação do sono;
-Concussões e lesões na cabeça;
-Baixo teor de vitamina B12;
-Problemas de tireóide;
-Hidrocefalia de pressão normal;
-Gravidez;
-Menopausa;
-Comprometimento cognitivo leve,
-Distração; entre outras.
Seja qual for a sua causa, o importante é identifica-la e trata-la.
Saiba mais em: www.vigilantesdamemoria.com.br